top of page
Buscar

Os 7 tipos de mioma

Vamos falar dos possíveis tratamentos de cada um?


Existem 7 tipos de miomas de acordo com a Classificação da FIGO.


Hoje os tipo 0 e tipo 1.


O tipo 0 cresce totalmente para dentro da cavidade uterina e o tipo 1 mais da metade dele está dentro da cavidade uterina.


Junto com o tipo 2 formam o grupo de miomas submucosos.


Mas o tipo 2 ficará para o próximo post junto com o tipo 3 ok? Aguardem!


Esses miomas submucosos, frequentemente causam sangramento aumentado, podendo provocar anemia. Como estão dentro da cavidade do útero podem atrapalhar uma gravidez. Então, o melhor tratamento para os tipo 0 e 1 é a MIOMECTOMIA por HISTEROSCOPIA. Claro, que podemos tentar antes controlar os sintomas com tratamento hormonal. Também é preciso cuidar da anemia e deficiência de ferro se necessário.


Histeroscopia é Procedimento via vaginal, que utiliza os orifícios naturais da mulher (vagina, canal cervical) para chegar a cavidade uterina. É, em geral, um procedimento rápido em que a mulher pode voltar para casa no mesmo dia e retorno as atividades em poucos dias. Poderá ser liberada para tentar engravidar logo no mês seguinte na maioria dos casos.


Para alguns casos, de miomas grandes ( alguns estudos falam em maiores que 3 cm, mas vai muita da expertise de cada cirurgiã(ão)), pode ser necessário realizar o procedimento em 2 tempos. Ou mesmo voltar para uma segunda avaliação histeroscópica da cavidade em 2-3 meses para prevenção de aderências ( cicatrizes internas).


Ao longo dos próximos dias falarei dos demais tipos de miomas.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page