top of page

AME yoga

yoga 4.jpg

A prática de Yoga pode fazer parte do tratamento integrativo de portadoras de ADENOMIOSE, MIOMAS, ENDOMETRIOSE e TENTANTES

Yoga significa União. Yoga é  unir, conectar os cordões da mente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Yoga é uma ferramenta valiosa para aumentar a atividade física e diminuir doenças não transmissíveis. É considerada uma terapia complementar da medicina integrativa.

 

A literatura médica já comprova os benefícios do Yoga para diversos problemas de saúde.

FALE COM NOSSA EQUIPE

Um estudo qualitativo sobre a prática de ioga para mulheres com endometriose associada à dor foi publicado. Os pesquisadores demonstraram que todas as participantes relataram que o Yoga foi benéfico no controle da dor pélvica. Elas perceberam melhora em sua integração do corpo e da psique durante a prática de Yoga e  isso ajudou na gestão da dor.

Yoga 5.jpg

As mulheres disseram que identificaram uma relação entre o controle da dor e as técnicas de respiração (pranayama). Relataram que aprenderam com Yoga que respirar aumentava sua capacidade de ser introspectiva, o que aliviava a dor.

 

As participantes desse estudo citado, relataram também que desenvolveram maior autoconhecimento, autonomia e autocuidado e reduziram o uso de medicamentos analgésicos e psiquiátricos. Elas criaram laços entre si, sugerindo que o grupo de Yoga (sangha) permitiu apoio psicossocial.

O grupo de pesquisadores concluiu que mecanismos corporais e psicossociais para controlar a dor foram úteis para mulheres com endometriose. Para alcançar esse controle, é crucial que as técnicas integrativas da mente e do corpo sejam aprendidas, e o Yoga nos ajuda nesse caminho.

Yoga6.jpg

Um outro  estudo: "A prática de Hatha Yoga para o tratamento de dor associada à endometriose" teve como objetivo comparar a dor pélvica crônica, os padrões menstruais e a qualidade de vida em dois grupos de mulheres com endometriose: aquelas que participaram e aquelas que não participaram de uma intervenção específica de ioga por 8 semanas.

Quarenta mulheres foram divididas aleatoriamente em dois grupos: um grupo de intervenção de mulheres que praticavam ioga (n = 28) e um grupo de controle de mulheres que não praticavam ioga (n = 12).

As participantes compareceram a 90min de sessões de ioga duas vezes por semana durante 8 semanas. Além disso, um Perfil de Saúde da Endometriose (EHP) -30 questionário, foi aplicado para avaliar a QV das mulheres na admissão e 2 meses depois, após a conclusão do programa de yoga. Os padrões de dor menstrual e diária foram avaliados por meio de um calendário diário (escala visual analógica).

 

Como resultados, os pesquisadores verificaram que o grau de dor diária foi significativamente menor entre as mulheres que praticavam ioga em comparação com o grupo não ioga. Eles concluíram que a prática de ioga foi associada a uma redução nos níveis de dor pélvica crônica e uma melhora na QV em mulheres com endometriose.

Além de Médica Ginecologista Especialista em Endoscopia Ginecológica com Foco em Adenomiose, Miomas e Endometriose sou Yogini, praticante de Yoga desde 2008 e professora de Yoga pela Premananda Yoga School, certificada pela Yoga Alliance.

 

Meu objetivo ao mergulhar nos conhecimentos dessa filosofia foi me desenvolver, me conhecer melhor para ajudar cada vez mais pessoas a terem saúde plena. Então,  unindo todos esses conhecimentos criei o Curso AME Yoga

Neste Curso vou guiar você em uma jornada de desenvolvimento pessoal, mais qualidade de vida, melhora dos sintomas da sua doença,  através de técnicas de yoga direcionadas para portadoras de AME - Adenomiose, Miomas e/ou Endometriose.

Entre no grupo do Telegram. Acompanhe as redes sociais. E saiba em primeira mão sobre o lançamento do curso.

  • LinkedIn ícone social
  • TikTok
124019.png
yoga3pg.jpg
bottom of page